Cidadeverde.com

"Edvaldo Marques terá 20 votos", afirma Rodrigo

Principal articulador da candidatura do vereador Edvaldo Marques (PSB) a presidente da Câmara Municipal de Teresina, Rodrigo Martins (PSB), atual gestor do parlamento da capital, garante que seu aliado já conta com 20 votos no plenário, sendo 14 da base aliada ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e seis da bancada de oposição. "O vereador Edvaldo terá apoio da oposição, mas a maioria dos votos será da base aliada", avalia Rodrigo Martins.

Jeová Alencar anuncia apoio no PSB

Candidato a presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (Solidariedade) anuncia apoio do vereador Tiago Vasconcelos, filiado ao PSB, mesma legenda dos vereadores Edvaldo Marques, também candidato, e Rodrigo Martins, atual presidente do legislativo da capital. O efeito da adesão afeta a unidade do PSB.

W. Dias será empossado na manhã de primeiro de janeiro

Na Assembleia Legislativa, a posse do governador eleito Wellington Dias (PT) será às 08:30 do dia primeiro de janeiro. Em seguida, ocorrerá a transmissão do cargo no Palácio de Karnak. No final da manhã, o governador, já empossado, viaja para Brasília e acompanha as cerimônias de posse da Presidente Dilma Rousseff (PT).

Zé Filho marca nova data para coletiva

Ficou para a próxima terça-feira, 02, a esperada entrevista coletiva a ser concedida pelo governador Zé Filho (PMDB), que mostrará um diagnóstico minucioso da situação financeira do Estado. Comenta-se nos bastidores que Zé Filho denunciará prejuízos ao Estado com o engavetamento de recursos que seriam liberados de operações financeiras para obras na capital e interior.  Fontes revelam ainda que o governador contestará avaliações negativas nas áreas  financeira e administrativa apontadas pela equipe de transição do futuro governo. A fala de Zé Filho promete   análise e confronto.

Patrícia Leal desiste e compõe chapa com Paulo Martins

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), desistiu da candidatura a presidência da APPM e decidiu compor a chapa de Paulo Martins (PT), prefeito de Campo Maior. O registro das chapas ocorreu nesta quarta (26).


A concorrência agora fica entre Paulo Martins, Arinaldo Leal (PSB), candidato a reeleição, e Hélio Rodrigues (PRB), prefeito de Hugo Napoleão. 

Paulo Martins inicia nesta quinta (27) uma maratona de visitas por mais de 150 municípios, levando suas propostas. A principal delas é estabelecer parcerias com os governos estadual e federal para desenvolver todas as regiões.

Eleição na APPM

A quarta-feira, 26, será dia importante na disputa pela direção da APPM (Associação Piauiense de Municípios). É data limite para inscrição de chapas. O atual presidente e candidato à reeleição, Arinaldo Leal (PSB), investe em acordos para fechar sua chapa, principalmente com a prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), que também é candidata a presidente da entidade.



Na oposição, o prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PRB), confirma candidatura a presidente  e acertou apoio de grupo político liderado pelo ex-prefeito de Uruçuí, Chico Filho (PMDB).

PT expulsa vice prefeito

O vice-prefeito de João Costa, cidade  localizada na região de São João do Piauí, Teobaldo Tavares, foi expulso do PT através de decisão do diretório do partido no município. O motivo da expulsão foi a prática de infidelidade partidária durante a campanha eleitoral deste ano.
 Teobaldo Tavares terá amplo direito de defesa nas instâncias partidárias.

Precatórios para débitos tributários

Foi aprovado na manhã desta terça (25), no plenário da Assembleia Legislativa, projeto de lei permitindo a quem têm precatórios a receber do Estado a utilizar o valor para quitar ou amortizar dívidas tributárias estaduais. A autora do projeto,  deputada Rejane Dias (PT), declarou que a medida beneficia tanto as pessoas com os créditos judiciais quanto a administração estadual.

“A administração consegue livrar-se de uma conta judicial recuperando créditos que poderia nunca mais receber. Ao mesmo tempo, o credor que também teria dívida a receber do Estado pode ter sua empresa ou seu nome limpo com o fisco estadual”, comentou Rejane.


O projeto agora segue para o Karnak, de onde é reencaminhado como forma de Indicativo de Projeto de Lei para a Assembleia. Logo em seguida, o texto final segue para sanção do governador.

Recursos para a Funasa



O presidente nacional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde),  Henrique Pires, e o relator do Orçamento da União 2015, senador Romero Jucá (PMDB), estiveram reunidos para tratar da verba que será destinada para a Fundação no próximo ano. Pires pediu atenção especial para que as ações de saneamento básico continuem beneficiando a população, principalmente as mais carentes. “Independente de quem esteja à frente, o nosso desejo é que a Funasa tenha o melhor orçamento possível”, afirmou Pires
.

W. Dias não interfere na eleição da APPM

Até mesmo aliados diretos do governador eleito asseguram que Wellington Dias (PT) defende o fortalecimento do municipalismo e não participa da disputa pela presidência da entidade. Segundo Paulo Martins (PT), prefeito de Campo Maior e um dos candidatos, o governador eleito quer aliados unidos e empenhados no fortalecimento da APPM (Associação Piauiense de Municípios).

Posts anteriores